Views: 309

Reavaliação Económica e Avaliação Patrimonial

A evolução económica no mundo globalizado acabou confirmando na prática que o valor de uma empresa vai muito além da mensuração seu balanço contabilístico, ou mesmo de uma avaliação patrimonial. Para que possamos encontrar o valor real de uma empresa é necessário que sejam considerados valores intangíveis, geralmente associados ao potencial de sucesso de uma organização.

As avaliações de empresas têm sido realizadas ao longo do tempo pelas mais variadas razões, mas, em especial nos processos que envolvem aquisições e ou reestruturações societárias através de incorporação, fusão ou cisão, onde para efeitos de negociação são feitas as avaliações das companhias a preços de mercado, independentemente dos valores registados contabilisticamente.

A avaliação de uma empresa depende inicialmente daquilo que está refletido no seu balanço, que significa o equilíbrio das contas de bens e direitos, versus as suas obrigações. No balanço figura o ativo, que é tudo que a empresa possui e o passivo, que é tudo que a empresa deve.

Reavaliação Económica e Avaliação Patrimonial

As técnicas de avaliação mais utilizadas no mercado são as que levam em conta a mais-valia dos ativos, ou resultados projetados (fluxos de caixas), visto que normalmente os valores lançados nos balanços são históricos, não refletindo os valores de mercado das companhias.

Nestas avaliações, a contabilidade assume grande importância, pois os potenciais investidores acostumaram-se a avaliar o desempenho das organizações não apenas pelo potencial e oportunidades de mercado, mas também considerando a última linha do balanço (resultado).

A contabilidade permite assim tomar conhecimento de:

De forma geral, os motivos para avaliar uma empresa são:

Alguns dos fatores que influenciam o valor de uma empresa são:

Visite-nos nas redes sociais

@Imcubaangola

Imcuba Angola, Lda

© 2024  Imcuba Angola. Todos Direitos Reservados